17/09/2013

Coragem, Renúncia e Fé


Texto Base: Gêneses 22

Eu estava refletindo sobre isso há alguns dias. Lembro-me de que quando era criança, costumava achar a história de Abraaão e Isaque assustadora. Matar o próprio filho em sacrifício me parecia aterrorizador demais. Hoje, com alguns anos a mais de experiências com Deus, a lembrança dessa história me veio a mente e a compreensão que hoje tenho quero compartilhar com vocês.
Abraaão. O pai da fé. O homem cujas promessas de Deus em sua vida eram como estrelas no céu – incontáveis. O homem ao qual Deus pedira o filho – aquilo que ele mais amava - em sacrifício. Uma prova de coragem e fé. O que fazer?
Isaque. Filho da promessa. Herdeiro de Abraaão. Aquele ao qual Deus pedira a vida em sacrifício. Uma prova de coragem e fé. O que fazer?
Surpreendendo as expectativas humanas, Abraaão resolveu obedecer a ordem de Deus. Ao revelar a Isaque o que Deus queria, este também optara por obedecer. Quando penso nessa parte da história, não consigo deixar de imaginar a dor que passou no coração desses dois. Abraaão abriria mão do que mais amava e Isaque entregaria seus projetos e sonhos ao, literalmente, entregar sua vida.
O final da história você conhece. Deus não permite que Abraão conclua o sacrifício e um cordeiro é sacrificado no lugar de Isaque. Ambos são aprovados na prova e foram abençoados por escolher obedecer a Deus.
O aprendizado que quero passar hoje se resume em três palavras: Coragem, Renúncia e Fé. Coragem para renunciar aquilo que você mais ama, renunciar a tudo o que você tem. Fé na certeza de que está cumprindo a vontade de Deus.
Ao contrário dos meus posts, esse eu não vou concluir. Deixarei em aberto para que você mesmo conclua. O que você está disposto a sacrificar por amor e obediência a Deus? Já se apresentou ao altar do Senhor para o sacrifício?

Apenas reflita nisso.

Que você possa ser como Abraão e Isaque para Deus.