30/06/2012

Adeus velho homem!


"E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. 

E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão." Lucas 5:36-38

Em uma certa noite abri minha bíblia e caiu nesta mesma Palavra, li e reli.. porém não havia entendido o que Deus queria dizer-me naquela noite. No outro dia abri a bíblia novamente e caiu de novo neste versículo, logo disse: "Deus quer me dizer algo através desse versículo!" não esperei muito, me ajoelhei e pedi a Deus que me revelasse a Palavra.

 Dias depois Ele tocou em meu coração para abrir nesta mesma Palavra, e Ele disse no profundo do meu coração "Leia novamente!" e eu li, mas desta vez foi diferente, logo outra Palavra ressurgiu em minha mente:


 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17


Sim era isto que Deus queria falar comigo, sobre o NOVO e o VELHO homem.

Um é nascido do Espírito e o outro da carne. Um faz a vontade de Deus e outro faz a vontade do mundo. Ali naquele momento Deus revelou-me uma Palavra profunda que quero deixar para você:

"Muitas pessoas que nasceram de novo estão vivendo como o velho homem. Podem estar novos por fora, mas por dentro não mudaram. Suas atitudes são as mesmas, seu comportamento, seu pensamento, sua maneira de falar, vestir. Não mudaram! "


Vamos entender melhor a natureza do VELHO homem:
O velho homem é produto do engano do diabo. Desde quando Adão e Eva acreditaram na mentira dele "Vocês não morrerão, mas serão como Deus". 

A natureza da semente determina a natureza da vida que virá através dela, como um exemplo: Se eu te der uma semente de laranja será possível que você colha maçã? Claro que não. 

Da mesma forma que quando nascemos como o homem natural, o qual é descendente da corrupção de Adão, ele se inclinará em sua vida à corrupção.. ele se inclinará ao pecado. 


- Como sei se em mim ainda vive o velho homem?
Simples, quando o pecado e o mundo ainda te atrai. Ou seja, quando você ainda é quem você era.

- E o que Deus pode fazer com o velho homem?
Muitos diriam que Ele o transformaria ou o mudaria, mas esta não foi a solução adequada para ele. A solução a qual seria definitiva seria a MORTE deste velho homem na CRUZ do Calvário junto com JESUS CRISTO. 

 E foi isto que Jesus fez, junto consigo crucificou o nosso velho homem. O qual era nascido do pecado. Mas não acabou por aí, CRISTO ressuscitou, e com Ele o nosso NOVO homem.

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele (JESUS) crucificado, para que o corpo  do pecado (velho homem) seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado." Romanos 6:6-7

 Este novo homem é considerado morto para o pecado, mas vivo para a graça de Deus!

Você já viu algum morto mentir? Você já viu algum morto roubar, se prostituir, ver coisas imorais, falar palavras torpes? Com certeza NÃO! 

Da mesma maneira que quando somos considerados mortos para o pecado, ele jamais poderá influenciar a nossa vida, ele não pode mais nos dominar!

"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Romanos 6:1-2

O velho homem vive longe de Deus, pois o pecado o separa de Deus. Porém o novo homem não vive longe de Deus, pois a Presença de Deus é o que o mantém vivo.

"Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus." Romanos 6:8-10

Para terminar, você sabe por que Deus não quer que você seja mais o velho homem? Quer saber por que Deus não quer que você aja mais como o velho homem?

Porque se você continuar sendo o velho homem jamais viverá e nem receberá o que Deus prometeu para o NOVO homem nascido e purificado para a glória dEle!

Medite: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17