29/08/2011

O cristão e o mundo


Olá meus queridos! O assunto que vou abordar aqui é muito discutido no meio jovem cristão.. é a questão do mundo e o cristão. Muitas pessoas erram em relação à isso, confundem opiniões com regras. 

Então... eu estou deixando bem claro que o que vou postar aqui não são regras, são apenas minhas opiniões baseadas na Palavra de Deus. Você é quem decide o que fazer em relação a isso. E que o Espírito Santo os conduza à uma opinião correta e bem clara sobre o assunto.

Hoje em dia vemos um conflito muito intrigante entre 'as coisas do mundo ' e 'as coisas de Deus'
Ouço muitos jovens dizendo frases, como: 

"Não entendo porque um cristão não pode ouvir música secular!" .. "Nunca vou ser um crente, porque eu não vou poder fazer coisas que eu gosto de fazer", "Nunca vou entrar para igreja, pois terei de abrir mão das melhores coisas da vida"

 É isso que causa uma dúvida tão grande no meio dos jovens, que cega as pessoas facilmente. Então vamos lá, para as questões:

Porque, um cristão não pode ouvir músicas do mundo, ou ver novelas, etc.. Afinal, porque o cristão deve viver longe do mundo?

Primeiro de tudo, o fato não é que o cristão "não pode". Como o Apóstolo Paulo disse em 1Coríntios 10:23 

"Todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM; todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM"

Em outras palavras: Sim você pode fazer tudo que quiser, mas nem todas as coisas são certas, pode fazer o que bem pensar, mas nem todas essas coisas vão te edificar! Deus trará a você juízo sim, por tudo o que você fez. Isso é um alerta para você.

O QUE É EDIFICAR?
Edificar é a mesma coisa que ter de construir uma casa.. Significa construir!

Quando você decide ter uma nova vida com Cristo e O aceita como seu único e suficiente Salvador, e logo após é batizado nas águas 

BATISMO - é ter uma nova vida, é você se despojar do seu velho homem (quando desce às águas), aquela pessoa que mentia, fazia coisas erradas.. E fazer nascer um novo homem (quando levanta)

Nesse ato nasce uma nova pessoa.. nasce um novo ser dentro de você. É como ter nascido de novo, só que espiritualmente.

 Você nasceu desse tamanho que você está hoje?
Claro que não, né! Você nasceu pequenininho. 

E o que foi dado a você para que ficasse tão grande assim? 
Alimento. 

A segunda coisa que você fez ao nascer foi comer, porque a primeira foi chorar. Ou seja, você precisou de alimento para crescer. Em nossa vida espiritual é a mesma coisa.

 PARA CRESCER ESPIRITUALMENTE VOCÊ PRECISA SE ALIMENTAR

E qual seria o alimento? 
Simples, a Palavra de Deus, a presença do Senhor é nosso alimento.  

É A PALAVRA DE DEUS QUE NOS FAZ CRESCER E NOS FORTALECER.

Um exemplo:
Duas crianças nascem em uma maternidade, uma delas é alimentada corretamente.. já a outra não recebe o devido tratamento e alimento que precisa. Uma delas vai se desenvolver, já a outra não.

Sem o alimento o nosso corpo adoece, se enfraquece. Sem o alimento espiritual também ocorre a mesma coisa, a pessoa fica fraca espiritualmente, umas estão tão cegas que nem percebem que a sua vida espiritual está desmoronando aos poucos.

 Se você se alimentar corretamente da Palavra de Deus, da presença de Deus, seja através da palavra na hora do culto, lendo a bíblia em sua casa, ouvindo músicas que te edificam, orando, você certamente alcançará um nível maior de intimidade com Deus e isso é maravilhoso, você estará aprendendo mais e mais do Pai.. 

Com esse desenvolvimento você estará crescendo espiritualmente. Mas se você não buscar se alimentar,  não cuidar de sua vida espiritual.. você irá se esfriando, se enfraquecendo na fé, ao invés de se aproximar de Deus você estará se afastando cada vez mais, até chegar a um ponto de não ver mais Deus, não sentir a presença dEle, até alguns acabam se afastando da igreja, outras continuam na igreja, mas seu coração está distante, está frio. 

Então comece a se perguntar: do que eu tenho me alimentado?! Será que com isso eu estarei mais perto ou mais distante de Deus?!

Tenho mesmo que abrir mão das coisas que eu gosto no mundo?
Você pode estar pensando:  “é muito difícil abrir mão das coisas que eu gosto! Jamais vou conseguir fazer isto!”  Mas a parte boa dessa história toda é que nós não precisamos fazer um esforço gigantesco para conseguirmos ser transformados, essa obra não é nossa, não é pelas nossas próprias forças. 

A diferença quem faz é o Espírito Santo. Você apenas tem que aceitar que o Espírito Santo de Deus trabalhe em sua vida. Pois a parte mais difícil que é a mudança, abrir mão dos desejos mundanos, é Ele quem faz. Jesus disse que:

 "(..)o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." 

É o Espírito de Deus que te ensinará todas as coisas, não regras impostas por homens, o Espírito também vai te lembrar das palavras de Jesus, quando você for tentado por algo.

Ele tocará em seu coração "isso não é certo, a Palavra diz isso, isso e isso!" É a Sua presença em nossas vidas que produz em nós mudança, que nos faz ser sal e luz. O Espírito é quem nos diferencia.


Mas qual é a finalidade do cristão viver tão longe do mundo??
O desejo de Jesus é que sejamos sal e luz dessa Terra. "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte (..)" 

Da mesma forma você sendo a luz, não tem como se esconder entre as trevas, pelo contrário, deixe essa luz resplandecer para que as pessoas venham ver Deus em sua vida.

 Ei, se você é luz para quê querer ser como trevas? Se você é cristão porquê querer agir como se não fosse? Não há como ser duas coisas ao mesmo tempo, é ou não é! Você é um escolhido por Deus para fazer a diferença nesse mundo. Saia do mundo ou tire o mundo de dentro de você!